Search
Close this search box.

Agora que já aprendemos a instalar o Python em nosso computador, podemos começar a colocar a mão na massa em nossa jornada de aprendizado. Para isto, vamos começar por um tópico muito importante, e que vai nos acompanhar ao longo de toda a nossa vida de programador Python. Juntos vamos descobrir o que são e para que são usadas as variáveis em Python.

O que são variáveis?

Variáveis são objetos que armazenam e retém um valor. Mas como assim? Imagine que vamos definir a variável “a”. O nome “a” é chamado de identificador da variável. Esta variável irá receber um valor, no caso 10.  Sempre que mencionarmos o objeto “a”, ou seja, a variável “a”, estamos dizendo ao programa que o que queremos, na verdade, é que o valor 10 apareça.

Vamos exemplificar, para que todos possam entender: vamos definir no script abaixo duas variáveis: a e b (a e b serão os identificadores de nossas variáveis). Estes dois objetos vão receber valores, no caso, vamos atribuir a cada um deles um número inteiro. A variável a irá receber o valor 10 e a b irá receber 5. Na terceira linha, estamos usando as variáveis para executar uma multiplicação: a × b, desta maneira o programa vai entender que o que na verdade precisa ser feito é multiplicar os valores das variáveis, 10 × 5.


a = 10
b = 5
print(a*b)

Utilizando as variáveis em Python:

Já temos definido que é uma variável de maneira geral, vamos começar a utilizar este conceito na nossa linguagem de programação. Mas como fazer isto no Python? Simples! Basta que no nosso código utilizemos uma sintaxe semelhante a esta:

Identificador da variável = valor desejado

Dito isto, podemos criar várias variáveis, e cada uma recebendo um tipo de dado:


a = 10 # numero inteiro
print(a)
b = 1.99 # numero com ponto flutuante
print(b)
c = ‘ola mundo’ # uma string
print(c)

Convertendo o tipo de dado de uma variável:

Dado que estabelecemos que uma variável contém um tipo específico de dado, é possível realizar a transformação para outro tipo. Mas como fazer isto? Basta que apliquemos as funções de conversão em uma variável. Vamos aos exemplos:


a = ‘10.5’ # a variavel e uma string
print(a) # ‘10.5’
a = float(a) # a variavel agora e um float
print(a) # 10.5
a = int(a) # a variavel agora e um numero inteiro
print(a) # 10

Como descobrir qual o tipo de uma variável?

Saber de que tipo é uma variável, é tão importante quanto saber defini-la. Por isto, nativamente, o Python possui uma função que retorna o tipo da variável desejada. A função se chama type(variável), e para utilizá-la basta informar o identificador da variável entre os parênteses e o retorno da função será de qual tipo é a variável.


a = ‘python’
print(type(a)) # <class ‘str’>

Variáveis em Python são case-sensitive:

Os identificadores de variáveis são case-sensitive, ou seja, um identificador escrito com letras maiúsculas é diferente de um identificador escrito com letras minúsculas. Por exemplo: quando se estabelece uma variável com o nome a, e outra com o nome A, o interpretador Python entende que são duas variáveis diferentes.


a = 5
A = ‘cachorro’
print(a, A) # 5 cachorro

Definindo múltiplas variáveis:

No Python, podemos criar várias variáveis ao mesmo tempo. Para isto, precisamos informar os nomes desejados para as variáveis, separados por vírgula, e assinalar os valores. Mas precisamos de atenção, pois se o número de nomes de variáveis informado for diferente da quantidade de valores, irá ocorrer um erro.

Quando os valores estão contidos em uma lista ou tupla, e vamos atribuir os valores contidos nelas a múltiplas variáveis, isto se chama “unpack”.

animal1, animal2, animal3 = ‘cachorro’, ‘gato’, ‘coelho’
print(animal1) # ‘cachorro’
print(animal2) # ‘gato’
print(animal3) # ‘coelho’

animal1, animal2, animal3 = [‘macaco’, ‘arara’, ‘zebra’]
print(animal1) # ‘macaco’
print(animal2) # ‘arara’
print(animal3) # ‘zebra’


As variáveis estarão sempre presentes nos códigos de todos os programadores, e são amplamente utilizadas. Como vimos acima, existem diversas maneiras de criar, modificar e designar valores para estas poderosas ferramentas. Então utilize sempre que necessário as variáveis.